A UBS – Unidade Básica de Saúde da Família localizada no bairro Jaqueirão agora passará a se chamar “PSF Maria do Carmo Alves Cavalcante”, por conta de um Requerimento de Homenagem apresentado e aprovado pela Câmara dos Vereadores de Saloá. O documento foi levado ao Plenário da Casa na última Sessão Ordinária que aconteceu na quinta-feira (15/08) e foi aprovado por todos os parlamentares presentes na reunião. O Prefeito da cidade estava presente e aceitou de imediato a homenagem.

“Dona Maria Birunda” como era conhecida, foi funcionária pública do Estado de Pernambuco e dedicou toda a sua vida pela causa da saúde em Saloá, sendo inclusive diretora do Hospital Josina Godoy por alguns anos. O vereador Ronaldinho que é filho da homenageada, ficou muito feliz com a indicação e disse que toda a família estava grata ao Prefeito Ricardo e aos parlamentares por terem aceitado a homenagem votando favoravelmente o documento. O Requerimento foi encaminhado ao Poder Executivo para as devidas providências junto a Secretaria de Saúde que tem Manuela Torres a frente. A repercussão da homenagem foi grande pelas redes sociais, de pessoas que reconheceram os trabalhos prestados por Dona Maria Birunda. Essa foi mais uma justa homenagem da Câmara.


Um capotamento aconteceu na noite desta segunda-feira (19) nas proximidades do Sundow Park na cidade de Saloá/PE. Pelas informações chegadas ao Grupo Fontes Saloá Notícias, um HB 20 branco perdeu o controle ao descer a serra e caiu numa ribanceira vindo a capotar. Ainda pelas informações, o motorista é um jovem e de uma família bem conhecida na cidade. Graças a Deus não houve vítimas, apenas prejuízos materiais, já que o rapaz saiu ileso do acidente. A qualquer momento mais informações.


A Prefeitura Municipal de Saloá/PE, através da Secretaria de Assistência Social e o Programa de Fortalecimento de Vínculos, faz na manhã desta terça-feira, dia 20 de agosto de 2019, a abertura da 3ª edição do programa “Meus 15 Anos”, que promove uma linda festa para meninas que estão completando aniversário neste ano de 2019. Para participar as meninas precisam completar 15 anos até 31 de dezembro de 2019, a família ser beneficiária do programa Bolsa Família e/ou ser acompanhada por algum projeto, programa ou serviço da Secretaria de Assistência Social.

O evento contará com a presença de várias autoridades, dentre elas, o Prefeito do Município, Sr. Ricardo Alves, do Secretário de Assistência Social, Carlos Ouro Preto, demais secretários, vereadores e familiares das homenageadas e, será realizado no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, na parte de baixo, às 9h desta terça (20), localizado na praça São Vicente no Centro da cidade. O Secretário Carlos Ouro Preto disse que este ano a festa deve superar em beleza as dos anos anteriores.


O prefeito de Saloá/PE, Ricardo Alves, assinou no último dia 6 de julho, a ordem de serviço para implantação de um ponto de atendimento do CRAS no povoado Serrinha da Prata. Segundo o gestor, esta ação vai facilitar o atendimento aos usuários de toda aquela região, que envolve os sítios Calderões, Pindoba, Riachão, Silveria e Camaratuba da Prata, que muitas vezes não podem se deslocar até a vila de Iatecá ou Saloá para desfrutarem dos serviços do CRAS, principalmente os mais idosos.

Ricardo Alves disse ainda que estava atendendo os pedidos da população, que sempre se desloca para Saloá para realizaram serviços de atualização de Bolsa Família, Cadastros, Consultas de Situação Cadastral e outros programas sociais que são mantidos pela Prefeitura, Estado e até o Governo Federal. “Esta ação descentraliza os serviços, facilitando a vida do homem e da mulher do campo”, disse ele. Uma avaliação positiva foi feita por parte dos moradores sobre a implantação do ponto de atendimento do CRAS na comunidade, já que as pessoas daquela região se disseram contentes em saber que estão sendo assistidas pela Prefeitura de Saloá.


A Escola Municipal São Vicente, uma das instituições mais antigas e importantes da cidade, está convidando alunos, ex-alunos e a população em geral para participarem das comemorações em alusão aos seus 50 anos de fundação. Abrindo as festividas, realizará nesta segunda-feira (19/08), às 15:30h, uma missa de “Ação de Graças” na sua quadra poliesportiva. A direção da Escola e a Secretaria Municipal de Educação, contam com a presença de todos para celebrarem juntos esse momento tão sublime. Foto: Drone Saloá Notícias

 


A Câmara dos Vereadores de Saloá/PE recebeu na noite desta quinta-feira (15), o projeto de lei que regulamenta o transporte alternativo no Município. O documento foi entregue em mãos pelo prefeito Ricardo Alves que pediu urgência e empenho na análise do mesmo. A Casa estava lotada com a presença dos motoristas (Loteiros) que acompanharam atentamente as palavras do gestor e dos parlamentares que falaram sobre o projeto de lei.

Segundo Ricardo Alves, o projeto foi elaborado depois de vários diálogos com a categoria, que opinaram sobre as novas regras que valerão depois de aprovada pelos vereadores. Esse projeto chega na casa depois de anos de estudos para viabilidade do mesmo, e deverá sanar algumas injustiças no setor. Os vereadores Jamelão, Tisley Vicente e Ronaldinho disseram que o projeto veio em boa hora e vai dar mais qualidade no transporte para os passageiros.

O presidente da Casa Jr. de Rivaldo apresentou o documento e baixou as comissões responsáveis pelos pareceres que em seguida deverá ir a Plenário para ser votado em regime de urgência. As comissões têm o prazo de 10 dias para proferirem os pareceres. “Nosso prefeito está de parabéns por ter cumprido mais uma promessa de campanha, regulamentando assim o transporte alternativo, sem falar no fato de ter conversado exaustivamente com a categoria”, disse o loteiro Aldo Casa Velha, que também participou da sessão.


As ruas da capital federal foram tomadas na manhã desta quarta-feira (14) por 100 mil margaridas de todo o país que marcharam em direção ao centro do poder, na Esplanada dos Ministérios, para denunciar os cortes nas políticas sociais, a contaminação dos bens comuns, o aumento do veneno na produção e todas as formas de violência contra as mulheres. As sindicalistas Rose e Carla que fazem parte da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Saloá participaram do evento. Durante os mais de 4 km, as margaridas dialogaram com as população, cantaram, entoaram gritos de ordem com muita garra, animação e consciência política. Pernambuco foi a segunda ala com mais de duas mil pessoas vindas de 19 cidades de todo o Estado.

Como a jovem Tiene Oliveira, da zona rural do sítio Pimenteira, no município de Arcoverde, que  durante todo percurso carregou uma faixa escrito: “Filhas e netas de  Margaridas por uma educação pública, gratuita e de qualidade no Semiárido”. Em frente à Esplanada dos Ministérios, um dos momentos mais marcantes da Marcha. A leitura da carta do presidente Lula à Marcha das Margaridas, que foi lida pelo professor Fernando Haddad.

“Fiquei muito feliz em receber a carta das Margaridas e saber que a Marcha das Margaridas segue forte nas luta por mais direitos e por um Brasil mais justo para as Mulheres do campo, das águas e das florestas”, diz um trecho da carta. “Quero muito cumprimentar a coragem verdadeira dessa marcha que leva as mulheres do campo para verem e serem vistas pelos poderosos de Brasília. Olhem bem para eles e que eles enxerguem o nosso povo, a quem devem respeito, para quem deviam trabalhar”, disse Lula em outra parte da carta. Após o encerramento, os Estados retornaram aos seus estados na certeza de dever cumprido e de que seguiremos em Marcha até que todas sejamos livres.


A Comissão de Orçamento do Congresso Nacional aprovou emenda do deputado federal Danilo Cabral (PSB) à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2020) que proíbe o governo federal de cortar o orçamento do Ministério da Educação. Pelo texto, os recursos destinados ao MEC no próximo ano não poderão ser inferiores ao valor pago em 2019, corrigido pela inflação. “A educação, como sempre pregamos em nosso mandato, deve ser uma área prioritária, por isso, queremos preservar o orçamento do setor”, explica o parlamentar.

Neste ano, o governo Jair Bolsonaro já contingenciou R$ 6,1 bilhões do Ministério da Educação de um orçamento inicial de R$ 25 bilhões. Esses cortes, a partir de uma análise dos dados disponíveis no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), afetaram todas as áreas, do ensino básico ao superior, com descontinuidade de ações importantes, como a interrupção de pesquisas.

“Apesar da tentativa retórica de amenizar a gravidade desses cortes, as condições impostas pelo bloqueio do orçamento, em especial no caso das universidades e institutos federais, que dependem basicamente do orçamento da União, ameaça diretamente o funcionamento das instituições”, explica Danilo Cabral. A LDO norteia o orçamento do governo federal para 2020 e é o primeiro passo para a definição de onde serão gastos os recursos, que será estabelecido na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). A matéria aguarda para ser votada pelos parlamentares em uma sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado. Em seguida, irá para sanção presidencial. Foto: Arquivo Liderança do PSB na Câmara


O deputado Federal Augusto Coutinho (SD) anunciou que os recursos orçamentários necessários às obras de Duplicação da BR 423, ligando São Caetano a Garanhuns, foram aprovadas, em forma de emenda de Bancada, no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de 2020. Segundo Augusto Coutinho, que é coordenador da Bancada Federal de Pernambuco, foi viabilizado o entendimento entre os vinte e quatro Deputados Federais e os três Senadores de Pernambuco para que a Bancada Pernambucana colocasse na LDO, como uma das prioridades do Estado, a duplicação da BR-423, uma obra que impactará positivamente o Agreste Meridional.

A expectativa é que a Duplicação da BR 423 tenha seu projeto Executivo e Licitação realizados ainda neste ano e as obras iniciadas em 2020.  estão garantidos, para este ano, R$ 10 milhões que serão voltados a elaboração do Projeto. A obra está orçada em R$ 600 milhões, com previsão de conclusão em dois anos e meio. Com informações do Blog do Carlos Eugênio


O prefeito Armando Duarte anunciou na noite desta terça-feira (13) a programação oficial do Caetés Fest, o carnaval fora de época da cidade,  que já virou uma tradição no Agreste Meridional. O anúncio foi feito numa entrevista do prefeito ao repórter Gilmar Alves, com transmissão pela TV Web Caetés da Gente. Na oportunidade, Armando apresentou também a grade de programação oficial da comemoração dos 56 anos de Emancipação política do município.

FESTA DE SÃO CAETANO: Com ampla programação religiosa, a Paróquia de São Caetano realizou a festa do padroeiro do município. Foi a primeira sob a orientação do padre Marcelo Protásio que, chegou a Caetés no início deste ano. O sacerdote recebeu durante os festejos vários religiosos de outras paróquias, que colaboram nas celebrações da programação festiva. Prefeito Armando Duarte prestigiou a festa do padroeiro, inclusive participando da procissão e na celebração eucarística, no último domingo, quando foi encerrada a programação. Fonte: Blog do Roberto Almeida


Ir para o Topo do Site
Logo
CONTATO

contato@saloanoticias.com.br

 

CONTADOR DE VISITAS:    counter free
Logo