SALOAENSES VÃO AS URNAS AMANHÃ (6) PARA ESCOLHER CONSELHEIROS TUTELARES

sábado, 05 de outubro de 2019

Responsáveis por zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, Conselhos Tutelares terão neste domingo (6) eleições pelo país permeadas por acirradas campanhas. Esta será a segunda vez em que há eleição direta e unificada para os postos. A primeira foi em 2015. A nova regra também possibilitou que os conselheiros possam se candidatar quantas vezes quiserem. Antes, era previsto um mandato de quatro anos com apenas uma recondução.

Criados pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) em 1990, os Conselhos Tutelares são órgãos autônomos responsáveis por receber denúncias de violações de direitos e notificar o Ministério Público e o Judiciário, solicitar a troca de guarda familiar, fiscalizar e articular políticas públicas para menores, entre outras coisas.

Em cada município há ao menos um conselho, composto de cinco membros eleitos e cinco suplentes. Para concorrer à vaga, basta morar na cidade, ter mais de 21 anos e reconhecida idoneidade moral. Alguns municípios, porém, exigem curso superior ou experiência no atendimento a crianças e adolescentes, além de submeter os candidatos a testes. O próximo mandato é de 2020 a 2024. Para votar, basta ter o título eleitoral em dia. Mas, como o voto é facultativo, têm vantagem candidatos apoiados por organizações capazes de mobilizar eleitores, como igrejas.

Em Saloá/PE a população poderá votar das 8h da manhã às 17h, sendo necessário levar o título de eleitor e um documento com foto. Serão 15 candidatos na disputa e o eleitor este ano só poderá votar em 1 (um) candidato, diferente do que aconteceu nos anos anteriores. Acima os candidatos e seus respectivos números. Este Blog fará a cobertura completa desse dia de votação na cidade e trará em primeira mão a lista com os eleitos,  a partir das 15h, deste domingo (6)


Ir para o Topo do Site
Logo
CONTATO

bsncomercial@gmail.com

 

CONTADOR DE VISITAS:    counter free