Siga-nos nas Redes Sociais


NOTÍCIA DO DIA

MAIORIA DOS JOVENS ENTRE 16 A 18 NÃO TIROU TÍTULO DE ELEITOR

Publicado

dia:

82884-4722edd7_f966_4313_86e3_d6a819a37b5b_jpegQuase metade dos brasileiros que poderiam votar pela primeira vez em outubro não se interessou sequer em tirar o título de eleitor. Atualmente, o país tem 3,8 milhões menores de 18 anos aptos a votar de acordo com as exigências do nosso sistema eleitoral. Mas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 2 milhões fazem parte das estatísticas do eleitorado. Segundo especialistas, os jovens fazem parte de um grupo de “pessoas sem convicções políticas”.

Há 10 anos, o grupo de 16 e 17 anos representava 2,1% do eleitorado. Hoje, corresponde a 1,3% do total. Em 2008, havia 130,4 milhões de pessoas aptas a votar no país. Em 2018, serão ao menos 147,2 milhões. O professor de ciência política da Universidade de Brasília (UnB) Ricardo Caldas acredita que “os jovens só conversam sobre seus assuntos afins”. “Dão mais atenção aos hobbies do que aos interesses coletivos e não têm convicções políticas.”

Corrupção, crimes de colarinho branco e instabilidade financeira contribuem para a falta de empenho dos eleitores mais jovens, segundo Caldas. Ele diz que, paradoxalmente, foi justamente a aproximação das pessoas com a política que despolitizou o Brasil. “Vimos o envolvimento das pessoas que elegemos em escândalos que nunca pensamos ter no país. Antigamente, falar de política era uma atividade nobre. Fazíamos isso em casa, tomando café com as visitas. Isso acabou”, completou o professor. Fonte: Diário de Pernambuco

Publicidade

Facebook

AS MAIS LIDAS DO MÊS