Siga-nos nas Redes Sociais


SAÚDE

COMEÇA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE EM SALOÁ

Publicado

dia:

A Prefeitura de Saloá iniciou, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A imunização começou nesta segunda-feira (23) e prossegue até 23 de maio, nas salas de vacinação dos postos de saúde do município. Neste ano a campanha será dividida em três etapas, onde a primeira terá como público-alvo os idosos (a partir de 60 anos) e trabalhadores da área da saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Saloá adotará algumas medidas para a realização da vacinação: Do dia 23 de março até 15 de abril, serão vacinados apenas os idosos e profissionais da saúde. A SMS pede que os idosos não procurem as unidades de saúde, pois a vacinação será feita porta a porta, e o agente comunitário de saúde irá comunicar à data que a equipe visitará a residência.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica do Município, Joanny Cavalcanti, a expectativa é vacinar um grande público nessa 1ª fase, visto que a proteção da vacina é anual. “A vacina deste ano está completamente diferente do ano passado, porque é produzida a partir da pesquisa do vírus que está circulando no país naquele momento. Além disso, ela não possui memória imunológica, e só confere proteção por um ano”, afirma.

A decisão de priorização dos idosos se dá pela maior vulnerabilidade deste grupo em relação a doenças, evitando um deslocamento às unidades de saúde no período esperado de provável circulação do Coronavírus no país. Além disso, a antecipação da campanha, que normalmente ocorre no fim de abril, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a obterem diagnósticos mais evidentes em relação ao COVID 19. Com a proteção da vacina e a consequente diminuição dos casos de influenza H1N1, H3N2 e Influenza b, é mais fácil diagnosticar possíveis casos de coronavírus.

Publicidade

Facebook

AS MAIS LIDAS DO MÊS