NOTÍCIA DO DIA
DEPUTADOS PRESSIONAM POR MANUTENÇÃO DAS REGRAS DE APOSENTADORIA DOS PROFESSORES
A Comissão de Educação da Câmara Federal entregou ao relator da Reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-MG), uma moção de apoio à manutenção da aposentadoria especial dos professores. Aprovado por unanimidade pelo colegiado, o documento diz que os docentes devem ter regras próprias devido às peculiaridades da profissão. “Esse é um ato iminentemente político. A Comissão de Educação, institucionalmente, defende a preservação da aposentadoria especial da carreira do magistério”, afirmou o deputado Danilo Cabral (PSB-PE), autor da moção. Ele destacou que foi a primeira decisão aprovada por unanimidade no colegiado desde o início da Legislatura. O parlamentar lembrou ainda que essa seria uma medida de valorização dos profissionais de educação, que não deve ser centrada apenas na questão da remuneração.
O presidente da Comissão de Educação, Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), disse que a iniciativa do colegiado é suprapartidária. Afirmou que todos os parlamentares do colegiado entendem a necessidade de ajustes no sistema previdenciário, apesar de opiniões divergentes sobre a forma que devem ser feitos, mas, no caso específico dos professores, defendem a manutenção das regras atuais. “Existe uma trajetória de desprestígio nesta que é a principal ferramenta para combater desigualdade social, mas não podemos deixar um manifesto da comissão para que o governo e a relatoria tenham um olhar especial para essa questão”, acrescentou.
Durante a reunião, o relator Samuel Moreira afirmou que deverá promover alterações no texto original do governo federal. “Não sei se será o quanto vocês esperam, o quanto eu gostaria, mas vamos mexer no texto com relação ao professor”, disse o parlamentar. Ele ressaltou que não poderia adiantar o conteúdo das mudanças que serão propostas. A expectativa é de que o relatório seja apresentado na próxima segunda-feira (10). Nas regras atuais da aposentadoria dos professores, o tempo de contribuição previsto em lei para os docentes é de 25 anos para mulheres e de 30 anos para homens. A nova proposta quer fixar em 60 anos a idade mínima para professores se aposentarem, e também pretende unificar em 30 anos o tempo de contribuição necessário para a aposentadoria de professores e professoras.
-
POLÍTICA4 semanas atrás
Ana Alves garante mais um mandato de vereadora em Saloá
-
CIDADE1 semana atrás
Sepultamento de Fernando Costa acontece neste domingo (17), às 10h em Saloá
-
CIDADE3 semanas atrás
Douglas França é mais um debutante na Câmara de Vereadores a partir de janeiro de 2025
-
POLICIAL1 semana atrás
Faleceu Fernando Costa, candidato a vice-prefeito de Saloá, vítima de afogamento
-
CIDADE4 semanas atrás
Prefeito reeleito de Saloá participa do lançamento do “Pernambuco na Estrada”
-
BRASIL3 semanas atrás
Garanhuns recebe turistas de todo o Brasil em mais uma edição dos Encantos do Natal
-
CIDADE2 semanas atrás
Equipe de cinema grava cenas de filme no povoado São Serafim
-
POLICIAL2 semanas atrás
Mais um vereador é assassinado em São João/PE