Deprecated: Non-static method JSite::getMenu() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/saloanoticias/www/templates/saloa_noticias/lib/framework/helper.layout.php on line 109

Deprecated: Non-static method JApplication::getMenu() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/saloanoticias/www/includes/application.php on line 536

PAULO CÂMARA LEVA ÁGUA PARA CAETÉS E CAPOEIRAS

  • Publicado em Quarta, 06 Junho 2018 21:56
  • Escrito por Saloá Notícias
Tamanho do texto:

34474874_1826098894140334_7569709662530961408_nCAETÉS – Em visita ao Agreste Meridional, nesta quarta-feira (06.06), o governador Paulo Câmara assinou a Ordem de Serviço para o início das obras de implantação do novo Sistema Adutor, a partir da Estação de Tratamento de Água de Garanhuns, para abastecimento dos municípios de Caetés e Capoeiras. A intervenção contará com um investimento R$ 10,1 milhões, beneficiando cerca de 15 mil habitantes. Na oportunidade, Paulo também entregou 225 kits de caráter produtivo para agricultores da Zona Rural de Caetés. A ação integra o Programa Segunda Água (Cisternas Calçadão), em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social, o qual prevê a entrega de 15.500 kits, durante este ano, para 87 municípios pernambucanos.

“Estamos aqui assinando uma ordem de serviço, de uma obra de 10 milhões de reais, que vai trazer água, tanto para Caetés quanto para Capoeiras, a partir dessa adutora que estamos construindo. E com a certeza de que nós estamos enfrentando os problemas hídricos de Pernambuco com obras, projetos e, acima de tudo, com a capacidade de fazer parcerias. Tenho certeza de que foram anos muito difíceis de seca, mas nós investimos, priorizamos a água e estamos tirando do papel obras que há muito tempo os prefeitos da região esperam. Então, eu tenho certeza de que, daqui a seis meses, nós vamos voltar aqui para inaugurar essa obra, certos de que as pessoas vão ter muito mais qualidade de vida com a garantia de que vão ter água em suas torneiras", frisou o governador.

A Logomarca da Prefeitura - Cópia

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, destacou a importância do novo equipamento para a melhoria da qualidade de vida da população local e detalhou a obra. “Uma adutora de 28 quilômetros de tubulações, com capacidade para transportar 25 litros por segundo, que vai trazer agua tratada de Garanhuns para abastecer as cidades de Capoeiras e Caetés. Uma obra que vai mudar a realidade dessa região, que não vai mas depender da barragem do Bujão", explicou. O prazo para conclusão das obras é de seis meses.

AGRICULTURA FAMILIAR – Os 225 kits entregues no município de Caetés fazem parte de um total de 15.500 kits que estão sendo entregues, em 2018, para 87 municípios pernambucanos. Ao todo, o Programa Segunda Água (Cisternas Calçadão), financiado com recursos do Governo Federal, via Ministério de Desenvolvimento Social, está investindo R$ 22 milhões nesta ação. Cada kit de produção de forragem animal contém, a escolher: Kit Roçadeira (uma roçadeira semi-florestal com 3 itens acessórios, de corte de arbustos, capineira e roço; uma bota e um óculos de proteção) ou Kit Forrageira (uma forrageira com cabo de extensão elétrico de 10 metros). "Mais uma importante entrega que o governador faz questão de acompanhar porque entende a importância dessa ação para o desenvolvimento da nossa agricultura familiar", destacou o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista.

Uma das agricultoras beneficiadas foi Morgana Costa, que também é presidente da Associação do Sítio Quitonga. Moradora da Zona Rural, ela falou o que muda na sua vida a partir de agora. “É muito importante para o município, principalmente as ações de água, porque temos muita falta de água aqui e essa adutora vai melhorar, e muito, o nosso abastecimento. Também é importante o caráter produtivo para os agricultores, na questão da forrageira, que é o que faz a alimentação para os animais e também a roçadeira, que faz a capinação do mato do campo. Vai mudar muita coisa na vida da gente, principalmente na parte de criação de animais e também da alimentação deles. Ter água na torneira é muito bom para todos nós”, declarou.

34093521_1698143570251203_6562721770728587264_n

O anfitrião, o prefeito Armando Duarte, agradeceu a parceria com o Governo do Estado e se comprometeu a continuar empenhado na busca do desenvolvimento do povo de Caetés. "Eu tenho certeza que com essa obra que chega para o nosso município vai fazer a diferença na vida do nosso povo. Eu quero também agradecer ao nosso secretário de agricultura, que está trazendo 225 kits para a nossa agricultura familiar. É um ato de muita importância. A prefeitura continua fazendo um trabalho junto com uma equipe competente, para que a gente possa cada dia mais se orgulhar e dizer: 'eu sou e moro em Caetés'”, ressaltou o gestor. O mesmo sentimento foi compartilhado pela prefeita de Capoeiras, Neide Reino, cidade que também será atendida pelo sistema adutor. "A gente sabe o que é sofrer com a falta de água, então fico muito feliz em poder levar essa notícia para a população de Capoeiras", disse.

Estiveram presentes também na ocasião os deputados estaduais Marcantonio Dourado e Claudiano Filho; os prefeitos Expedito Nogueira (Calçado), Beta Cadengue (Brejão), Antônio Souza (Iati), Ednaldo Peixoto (Jucati), Marcos Patriota (Jupi), Débora Almeida (São Bendo do Una), Marcelo Neves (Palmeirina)e Valdir do Leite (Paranatama); além do vice-prefeito de Caetés, Severino Gordo; os ex-prefeitos Sandoval Cadengue, de Brejão, e Lindolfo Almeida, de Caetés; o presidente da Câmara Municipal de Caetés, o vereador Irmão Naldinho; o diretor regional do interior da Compesa, Marconi Azevedo; e o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos. Fotos: Hélia Scheppa/SEI